Painel de instrumentos digital
Especialistas estimam que dentro três anos os carros que circulam no Brasil poderão trocar os painéis dos modelos, por um display de LCD reconfigurável. O motorista poderá escolher qual a informação ficará presente na tela, como velocímetro, temperatura do carro, o consumo, conta-giros, etc. Além de escolher qual a informação que será exibida, o motorista ainda poderá alterar a cor, o desenho e até a fonte das letras e números.
Esta tecnologia já é empregada em modelos mais importados mais luxuosos e carros-conceito como de algumas montadoras como a General Motors (Continental e Cadillac), a Ford e BMW.
Apesar de o novo painel ser semelhante a uma tela de computador ou celular, a tecnologia emprega é mais complexa, pois o dispositivo terá que ser resistente a altas temperaturas, vibrações e transmitir os dados em tempo real.
Conforme Iaran Gadotti, gerente de engenharia da Continental,”Apesar desta tecnologia estar disponíveis a algum tempo La fora, é uma tecnologia que ainda esta em crescimento”. “Devido aos recursos oferecidos, essa tecnologia custa até três vezes mais que o modelo convencional, mas a tendência é que conforme a demanda estes preços caiam podendo chegar aos modelos de entrada”, diz Iaran.
Veja também

Comprar carro em dezembro ou janeiro?

Novo Ford Ka 2010

45 anos de Ford Mustang

Novo Ford EcoSport