Dia Nacional do Fusca

Hoje é comemorado no Brasil o dia doFusca, o modelo mais vendido pela Volkswagen no Brasil. Esta data também marca o inicio da produção da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

 O carro foi lançado em 1935 na Alemanha e foi um pedido de Adolf Hitler ao projetista Ferdinand Porsche, antes mesmo da guerra. Ele queria um carro resistente e de fácil manutenção.  O Fusca foi lançado na Alemanha com o nome de “Volkswagen”, que em alemão quer dizer “carro do povo”.

 Foi uma revolução, pois possuía um motor refrigerado a ar e um câmbio de quatro marchas. Os carros da época tinham apenas três marchas.

 Ele ganhou o mundo e foi parar até no cinema. Foi lançada uma série de cinco filmes com o Fusca, produzidos pelos estúdios Disney.

 

O primeiro Fusca foi lançado no Brasil em 1950, onde foram importadas apenas trinta unidades para o país. O carro vinha desmontado da Alemanha e a empresa responsável pela montagem era a Brasmotor (mesmo grupo dono da Brastemp). A Volkswagen, já instalada no Brasil, começou sua fabricação em 1959 pela fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo (SP) desde então foram vendidos mais de três milhões de unidades.

" target="_blank">Fusca.

 O Fusca parou de ser produzido no Brasil em 1986, mas em 1993 o ex-presidente Itamar Franco incentivou o relançamento e foram vendidas mais de 40 mil unidades até 1996, quando teve sua produção encerrada.

 Para substituir o Fusca, a Volkswagen lançou o New Beetle,  a nova versão do Fusca contemplando todos os avanços tecnológicos da indústria automobilística.

 Conheça mais sobre a história ou entre para oClube do Fusca.

Um comentário para: “Dia Nacional do Fusca”

Deixe um comentário